

Durante o semestre passado, nos Seminários do Curso de Formação para Psicoterapeutas com orientação Psicanalítica - foi comentado por uma de minhas professoras , a respeito que Anna Freud* realizava tricô, durante seus atendimentos psicanalíticos. Foi então questionado à Anna Freud, se fazer tricô não tirava a sua concentração àquilo que os pacientes verbalizavam, e ela dizia que ao contrário, mantinha-se mais atenta ao que lhe era trazido, pois dava atenção ainda mais ao conteúdo do paciente.
Vejam só...o tricô era hábito de uma das mais ilústres psicanalistas e que lhe acompanhava durante as sessões de análise. Evidente que esta atividade feita por Anna Freud era eventualmente, em tempos frios, no seu consultório em Londres.
Mas com certeza, é um orgulho ernome para nós tricoteiras sabermos de mais uma famosa adepta ao tricô!
*Anna Freud(Psicanalista Austríaca)1895-1982 .
Psicanalista austríaca, filha de Sigmund Freud chamado "o pai da psicanálise", dedicou-se também ao estudo do comportamento humano e fez parte das pioneiras em psicologia infantil. De 1925 a 1938, Anna foi presidente do Instituto de Formação Psicanalítica de Viena e, entre 1940 e 1945, organizou, em Londres, a Residential War, uma residência para crianças órfãs de guerra (2ª Guerra de 1939-1945). Deixou vários estudos sobre patologias e psicologia infantil. Radicada em Londres, dirigiu a Clínica Hampstead para tratamentos e investigação, também ligados a doenças infantis.
Descrição das Fotos - 1ª) Consultório de Anna Freud em Londres; 2ª) Anna Freud e seu pai Sigmund Freud.