11 de jul. de 2010

Las tejedoras especiales

Procurando videos para aprender algumas técnicas, tive a surpresa de encontrar Esperanza Rosas, uma tejedora que me supreendeu bastante. Tem o conhecimento muito grande e domínio de várias técnicas incluindo tricô (dos agulhas), tear (telar), crochê (crochet), grampado (horquilla) e bordados em tear feitos à mão - os belos motivos conhecidos como Vinchas.



Esperanza Rosas é uma autêntica tejedora nascida num pequeno povoado peruano chamado Luya. Esperanza recorda que na sua infância, mulheres costumavam a caminhar e também tricotar. Também confeccionavam tecidos no tear, e fiavam fios de lã. Aldeias de mulheres tejedoras que demonstram a simplicidade e a cultura da região, com peças artesanais de uma rico valor. Conheça mais desta cultura que as regiões do Peru, exportam para o mundo conhecer desta bela arte, além de ver disponíveis as dicas de Esperanza http://www.tejiendoperu.com/

A também tejedora Rúbia Moraes, que tive o prazer de conhecê-la no III Encontro Nacional das Tricoteiras 2010 em Curitiba, no seu blog http://tricotandoamenopausa.blogspot.com/, mostra alguns registros de sua ida ao Peru, mostrando seus doces momentos vividos neste país. Rúbia, possui um estilo próprio de tricotar, com toda a sua autencidade nos seus conhecimentos, mostrando uma intimidade como ninguém nas nuances e nas texturas dos fios. Talento este onde pouquíssimas tricoteiras possuem no Brasil. Rúbia é uma tricoteira sensível que constroi peças rústicas e descompromissadas com o que a moda dita, o que vale mesmo é sua capacidade de criar e tecer peças artesanais de um valor único!

Verdadeiras joias, las tejedoras especiales.

2 comentários:

JO NOGUEIRA disse...

ADOREI A POSTAGEN MUITO INTERESANTE SEU BLOG É MUITO LEGAL UMA OTIMA SEMANA BJ

Mariângela disse...

Legal Junia!!! Eu tb me arrisco no tear eu gosto ,mas o trico ocupa todo meu tempo,kkk.....
Bjão!!!