31 de mar. de 2010

De olho (literalmente) no Tricô

Cabe aqui lembrar sobre o poder que o olhar de uma tricoteira pode alcançar, quando avista uma peça - que achamos linda - mas que não temos a receita.
O jeito é olhar de todos os ângulos, todos os detalhes e analisar minunciosamente.
Ver bem os pontos que foram tecidos na peça, a lã utilizada e sua textura. Isto acontece, até mesmo, quando vemos alguém usando um casaco, ou blusa, ou simples cachecol que o olho já detecta que trata-se de uma peça feita à mão. Já ficamos literalmente de olho, quando não puxamos conversa e não resistimos em dizer "mas que linda a tua blusa..." O instinto tricoteiro, nos fala mais alto e não tem como evitar. Só temos que cuidar para que o nosso comentário não pareça invasivo. Se bem que as pessoas geralmente gostam de receber elogios de suas peças, e não se contrariam em dizer onde comprou e quem fez...Afinal pode estar ali uma grande tricoteira e pronto...está formada a conversa, rolando assuntos sobre pontos, dicas e tudo o mais.

E quando achamos aquela peça de tricô à mão, mas sem receita...(e sabe-se lá onde ela está) e nos apaixonamos pela peça e ficamos com uma enorme vontade de tricotá-la? Nos deparamos com um sentimento (nem que seja por alguns instantes) de frustração, por não ter a receita prontinha e certinha....Então, qual é o recurso que nos resta? O olho na foto da receita; a noção dos números de pontos utilizados; a amostra se o que olhamos se confirma e a coragem de começar a tricotar...no ponto e no olho!


Com o tempo, vamos corrigindo receitas erradas só no olhar. Com o tempo fazemos uma peça inteira só com o olhar... A blusa acima é um exemplo de uma receita que não tenho, mas que pode ser bem observada de pertinho e ser tricotada traquilamente.

Olhos de lince, fazemos um Lace. Então, olho vivo no tricô!

4 comentários:

Nile e Richard disse...

Oi Junia.
Vim te fazer uma visitinha
Adorei o seu comentário,realmete a gente com o tempo conserta os errinhos.Adorei a blusa é muito bonita.
Tem brincadeira no meu blog.Quer participar??
Bjtos.Nile.

tiane disse...

Que linda essa peça! Teria como ver a foto maior?
Gostaria de tirar a receita de Zoião!
Tiane.

Suzi Musse disse...

Oi, tudo bem contigo?
Este casaquinho é tudo de lindo. Adoro este tipo de trabalho. Eu tenho um pouco de dificuldade de tirar de olho. Acho que é medo mesmo. Confio mais no papel, ou é a minha total falta de memória, hahaha.
Já namoro ele a mais dias, mas só hoje resolvi falar contigo. É que sou nova por aqui. estou experimentando este troço. No trico já sou velhinha.
Mas louca por novas receitas. Espero poder contribuir contigo assim como vivo bisbilhotando os teus trabalhos.
abraços
Suzi

Gladis disse...

Oi Júnia!
Hoje encontrei seu blog e gostei muito por isso passei a te seguir, faço tricô à máquina e minhas peças também são bastante básicas. Verdade que prestei mais atenção nas suas fotos do que nos textos mas quero voltar para lê-los assim que tiver um tempinho, pelo pouco que li achei muito interesante. Se quiser visitar meu blog: www.gladis-meustrabalhosmanuais.blogspot.com
lá estão meus tricôs, bolsas e outras cositas. Este casaco é LINDO.
Parabéns pelo seu blog, um abraço, Gladis.